Maneiras de achar assuntos que interessam à sua audiência

Nós falamos muito aqui no blog sobre criação de conteúdo e marketing digital, porém mais importante do que simplesmente criar é agradar sua audiência.

Ser frequente com conteúdo, tais como textos, ebooks e webinars, é essencial, mas de nada adianta se esforçar para continuar produzindo se a seus leitores não estiverem interessados no conteúdo que você está publicando.

Por isso separamos algumas dicas para que você encontre aquilo que sua audiência está interessada e possa produzir conteúdos mais relevantes.

1 – Responda perguntas

Se você tem um blog ou um site, seu melhor amigo deve ser o Google. Digite o seu assunto na barra de pesquisa e veja o que as pessoas estão perguntando. Aproveite o auto completar.

Se existem perguntas sendo feitas que seu site não responde, é uma boa maneira de inovar em conteúdo. É também um jeito prático de pensar em palavras-chave.

2 – Escreva o que as pessoas querem saber, não o que você quer escrever

Seguindo a mesma lógica da primeira dica, é importante definir suas pautas sempre pensando no seu leitor. Se as pessoas não estão procurando saber sobre certo assunto, por que você investir tempo nisso?

Ou melhor, por que não investir tempo em algo que vai certamente dar resultado?

3 – Google Analytics

Se seu site possui uma barra de pesquisa, saber o que as pessoas estão digitando ali é saber o que exatamente elas estão buscando saber no seu site.

Para consultar esses dados, no Google Analytics, vá até Comportamento > Pesquisa Interna > Termos de Pesquisa.

4 – Textos mais lidos

Uma das melhores formas de saber o que seus leitores estão procurando saber é analisar os seus textos mais lidos. Qual o assunto deles? Quais respostas eles dão?

Escreva outros textos sobre o mesmo assunto respondendo perguntas diferentes. Aproveite o tráfego que você já tem para entregar o conteúdo preferido dos seus leitores.

Uma outra sugestão é utilizar uma área diferente. Se você tem um site sobre academia e seu texto mais lido foi sobre dieta, por que não fazer um vídeo sobre o mesmo assunto?

5 – BuzzSumo

Uma ótima ferramenta para saber os assuntos que estão bombando no momento é o Buzzsumo. Ele faz uma busca pelas redes sociais para descobrir postagens que mais estão fazendo sucesso sobre determinado assunto.

Para saber que tipo de conteúdo sobre dieta que mais está sendo compartilhado, por exemplo, é só pesquisar o assunto no Buzzsumo.

6 – Pesquise a concorrência

Não estamos falando aqui sobre fazer cópias. Mas a sua concorrência possui o mesmo ramo de possíveis clientes e pessoas com, possivelmente, as mesmas perguntas.

Encontre as perguntas respondidas pela sua concorrência e faça a mesma coisa, ou, melhor dizendo, faça melhor!

Existem algumas ferramentas as quais você pode usar para pesquisar sua concorrência, você pode encontrá-las nesse artigo.

7 – Busque referências

Ler e estar antenado àquilo que está sendo postado no mundo virtual faz parte do trabalho de um marqueteiro. Busque referências, leia e se inspire!

Dê preferência para sites estrangeiros, não porque são melhores, mas por possuírem conteúdo diferente do que aquilo que está sendo publicado em nossa língua.

8 – Recicle conteúdo desatualizad

Nem tudo precisa ser feito do zero. O mundo está constantemente se atualizando e um conteúdo que possuía verdades há um ano, pode precisar de uns retoques agora.

Esteja atento aos seus posts mais antigos e renove-os, porém se antene: renovar um post antigo não significa que o trabalho será mais fácil. A atualização pode demandar muita leitura e pesquisa.

Esperamos ter te ajudado a encontrar maneiras de achar assuntos para a sua audiência. Estamos sempre preparando artigos com conteúdo relevante para você. Tem alguma sugestão? Deixe um comentário!

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