Como escolher os atores corretos para vídeo marketing?

Quando você decide fazer uma campanha de vídeo marketing, ela pode ser totalmente feita no computador, como vídeos com motion graphics, ou então atuadas. Se o seu caso for o segundo, você deve garantir que escolherá bons atores para vídeo marketing, certo?

Apesar de parecer uma tarefa simples, ela pode ser bem mais complicada do que parece. Se você deve escolher entre atores muito bons, é um problema. Mas, caso os atores não forem como desejados, é um problema também!

Como fazer para fazer essa decisão difícil de modo que você tenha o melhor resultado possível?

Os atores estudam e treinam muito para desenvolver sua habilidade de comunicação e dramatização, por isso é importante procurar por atores que se encaixem perfeitamente em algumas qualidades.

São elas:

Ser correto para o papel

Em um mundo perfeito qualquer ator se encaixaria com qualquer personagem, mas isso dificilmente funciona dessa forma.

Ao criar um personagem para o seu vídeo marketing, você deve tentar imaginar como seria o ator/atriz perfeito para ele.

Isso pode significar a forma física do ator, como cor da pele, cabelos, olhos, altura, peso, etc. Mas também pode significar uma personalidade específica.

Os arquétipos, ou os protótipos, são as imagens que temos em nossa mente com relação a uma certa imagem, que são passados de geração em geração. Em muitos casos, podem coincidir com um preconceito, que deve ser quebrado.

Um ou outro personagem pode ter o arquétipo de soldado, mãe, sedutor, palhaço, etc. E escolher o ator correto fará toda a diferença para que ele seja correto para o papel.

Se conectar com a audiência

Quando estiver fazendo os testes para escolher os atores para vídeo marketing, é possível que um ou outro ator imediatamente chame a sua atenção, seja por sua atuação ou qualquer outro motivo.

Os seus atores devem chamar a atenção e engajar a audiência, por isso dê preferência para atores que consigam fazer isso com você mesmo.

Técnica

Nem todos as pessoas que querem ser atores ou atrizes são boas nisso. A atuação é uma técnica que necessita de muito estudo e prática, por isso fique de olho naquelas pessoas que possuem essa técnica.

A técnica de atuação não é apenas dramatizar, mas também ouvir a direção, fazer ajustes e repetir a mesma performance múltiplas vezes. Preste atenção nas pessoas que você considera capazes de fazer isso.

Muitos atores sabem emocionar muitíssimo bem com sua linguagem facial, mas acabam falhando com a linguagem corporal.

Um personagem que está nervoso, por exemplo, não estará apenas nervoso com a sua expressão facial. Ele deve também atuar o nervosismo com o corpo, mexendo as mãos, caminhando para lá e para cá, etc.

A linguagem corporal demonstra confiança e flexibilidade. Ao pausarmos um vídeo, a linguagem corporal do ator deve dizer como o personagem estava se sentindo naquela situação

Qualidade vocal

Apesar de hoje em dia existirem microfones muito bons para gravar vídeos, o ator deve ter uma boa qualidade vocal para que sua voz seja registrada e ouvida de uma forma clara

Isso não significa apenas falar em um volume alto, mas também ser bem articulado e adicionar emoções variadas para as frases que deve dizer.

Expressão facial

A expressão facial, assim como a linguagem corporal, é uma das maiores armas que um ator pode ter. A câmera costuma focar muito no rosto dos atores, de forma que a expressão facial muitas vezes será sua única atuação.

A expressão facial dos atores para vídeo marketing deve ser um ponto tão importante quanto qualquer outro, na hora de escolhê-los.

Preste atenção no quão sutis são os movimentos faciais e o quanto eles conseguem expressar. Bons atores conseguem engajar apenas com um olhar ou um semi-sorriso.

Uma área especialmente crucial são os olhos. Afinal, como já dizia o provérbio, “os olhos são a janela da alma.” E isso é uma grande verdade! Ao gravar um rosto, os olhos devem comunicar tanto quanto a fala.

Temos certeza que se seguir essas dicas, escolher atores para vídeo marketing será muito mais fácil! Ficou com alguma dúvida? Não hesite em deixar um comentário aqui embaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *