Entenda o que é blockchain

Uma das tecnologias mais revolucionárias que temos nos dias de hoje é a tecnologia blockchain. Ela começou a ficar conhecida ao ser usada para transação de bitcoins, as criptomoedas. Mas essa tecnologia pode ser usada para muito mais.

O que realmente torna essa tecnologia tão transformadora é a segurança que ela traz para transações de valores, além de mais agilidade e sem comissões ou taxas.

Mas você sabe o que é e como ela funciona?

O que é blockchain

Essa tecnologia primeiro surgiu em 2009, criada por Satoshi Nakamoto, ainda que não se saiba ainda sua verdadeira identidade. O que Nakamoto criou foi um registro contábil para garantir a segurança das bitcoins.

O blockchain, em uma tradução literal, remete a uma “cadeia de blocos”. Esses blocos fazem parte de um sistema, onde todas as transações e trocas são criptografadas. Todos que fazem parte do sistema tem acesso a essas criptografias.

Porém, justamente por estar criptografado, o blockchain garante a segurança.

Quando um bloco de transações é liberado, uma auto-verificação entre os usuários desse sistema acontece, garantindo a segurança dessa transação. Os computadores interligados nesse sistema analisam os dados dessa transação e verificam se são verídicos.

Depois de serem verificados, qualquer pessoa tem acesso a esses dados, podendo verificar sua veracidade e confiabilidade.

As pessoas que emprestam seus computadores para que esse sistema funcione são pagos com bitcoins, sendo chamados de “mineradores” de bitcoins. Hoje em dia, é comum que muitas empresas utilizem computadores extremamente potentes para isso.

Vantagens da tecnologia blockchain

Eficiência

Justamente por utilizar tecnologia de ponta e computadores superpotentes, a tecnologia blockchain é extremamente rápida. Qualquer transação em outro sistema poderia levar dias, mas com o blockchain, é feita em minutos.

Segurança

Todas os usuários envolvidos com o blockchain são previamente registrados e o sistema é criptografado para qualquer outra pessoa. Por isso o blockchain é menos sujeito a falhas de segurança, como acontece com sistemas bancários, por exemplo.

Transações mais baratas

Quem faz transações pela internet sabe muito bem o quanto o custo não é nada baixo. Principalmente quando essas transações são feitas entre bancos diferentes, as taxas são absurdas.

>O blockchain é muito mais barato, justamente por não ter capital humano envolvido, papéis, regulações excessivas, etc.

Esse benefício é para todos, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, assim como autoridades governamentais.

Transparência

O blockchain geralmente possui códigos abertos, garantindo que os desenvolvedores possam acompanhar, entender ou até sugerir melhorias.

Além do mais, qualquer edição feita é praticamente impossível de passar despercebida, por ser uma rede com muitos usuários. Essa transparência também garante a segurança, como vimos anteriormente.

Blockchain além do bitcoin

Hoje em dia, o blockchain pode ser usado para muitos fins, indo além de apenas o bitcoin. Como vimos, por ser acessível a todas as pessoas, é natural que seja cada vez mais utilizado.

Mercado financeiro

As transações bancárias são muitas vezes abusivas com suas taxas, fazendo com que, principalmente, as pequenas e médias empresas se interessem pelo blockchain. Até mesmo sistemas de segurança bancária e governos tiveram seu interesse despertado por essa tecnologia

O blockchain veio para nivelar as coisas para essas empresas menores, já que as grandes empresas quase sempre recebem descontos dos bancos para fazerem suas transações.

Hospitais

É natural que hospitais precisam fazer compartilhamento de informações de pacientes, porém elas precisam ser feitas com extrema confidencialidade. O blockchain é uma oportunidade para que esses dados sejam compartilhados com segurança.

Essa tecnologia pode ter um grande impacto na saúde, agilizando a forma com que os dados são processados, analisados e compartilhados. Muitos estudos ainda estão sendo feitos, em sua maioria nos Estados Unidos, como o “Estudo de Caso para Blockchain em Saúde”, por pesquisadores do MIT.

Registro de imóveis

Outro sistema que ainda aplica taxas altas e extrema burocracia é o sistema de registro de imóveis. Especialmente no Brasil, a burocracia é feita justamente para evitar fraudes e outros tipos de adulteração.

O blockchain poderia revolucionar esse sistema, criando uma transação de títulos de propriedade de forma rápida, com menos burocracia e, logicamente, mais barata.

Oportunidades para todos

Colocando teorias da conspiração de lado, tanto o blockchain quanto as bitcoins trazem oportunidades para todos e todos os tipos de negócio. Ao garantir maior segurança, transparência e preços mais acessíveis, o blockchain pode vir a revolucionar a forma com que fazemos transações hoje em dia.

E você, o que pensa da tecnologia blockchain? Acredita que ela pode revolucionar a vida que vivemos? Acha que ela irá facilitar nossas transações? Deixe um comentário aqui embaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *