Cliente 2.0. Como a internet mudou tudo?

Que a internet mudou o mundo como o conhecíamos, isso já sabemos. De fato, é quase impossível conseguirmos imaginar nossa vida sem ela nos dias de hoje. Mas um fato muito importante de lembrar é que ela também mudou o consumidor, criando o cliente 2.0. O que ele é e como a internet mudou tudo?

Desde os anos 2000, diversas áreas, como o marketing, tiveram de se adaptar às grandes mudanças ocorridas no mercado. A grande maioria delas estava ligada à chegada da internet, que acarretou em uma mudança significativa no perfil do consumidor.

A internet mudou tudo e, apesar de alguns ainda possuírem algumas ressalvas, sabemos que para melhor. Entenda o que é o cliente 2.0 e como essas mudanças afetaram o mundo em que vivemos.

Quem é o cliente 2.0?

A partir de uma mudança drástica na maneira com que as empresas estavam oferecendo seus serviços, o consumidor aproveitou dessas mudanças para também criar uma nova forma de consumir.

Foi assim que Jeff Bezos, fundador da Amazon, compreendeu que, para chegar ao topo, precisava inovar a maneira com que os produtos estavam sendo oferecidos. Hoje o homem mais rico do mundo e levando a Amazon a ser, talvez muito em breve, a primeira empresa trilionária da história, Bezos entendeu muito bem quem era o cliente 2.0.

O cliente 2.0 rapidamente compreendeu a vantagem da internet, que poderia entregar-lhe o que quisesse. Para tomar sua decisão, esse consumidor conta principalmente com a internet, tanto para encontrar seus produtos quanto para descobrir se tal empresa é confiável.

Foi o nascimento de sites como o Reclame Aqui, que recentemente ganhou um Cannes Lions pelo seu app premiado, Detector de Corrupção. Esses sites entregavam ao consumidor 2.0 o que ele buscava e dependia de uma pesquisa muito mais difícil antigamente: saber se teria vantagem ao comprar em uma empresa específica.

Com essa mudança de atitude, foi imprescindível que as empresas se adaptassem, buscando entregar ao cliente 2.0 não apenas aquilo que ele procurava, mas entregar uma experiência de valor e confiança mútua.

O consumidor moderno

Como já dissemos, para alcançar o seu público alvo efetivamente nos dias de hoje, é necessário alcançar os consumidores através de uma mídia de confiança.

Principalmente no mundo do marketing é perceptível o quanto os negócios devem investir em novas estratégias, tanto em pessoas quanto em tecnologias.

Se antigamente as estratégias de marketing eram baseadas no espaço, hoje são na atenção.

Antigamente, para que uma propaganda chamasse atenção, deveria ser o maior possível, como em outdoors. Já hoje, com a internet, os consumidores estão rodeados de informação, fazendo com que os profissionais de marketing precisem fazer seu conteúdo ser o melhor possível, para poder competir. É o chamado marketing digital.

O cliente 2.0 em evolução

Com a internet, as coisas mudaram radicalmente no Brasil e no mundo. As mudanças tomadas pelos profissionais de marketing e CMOs fizeram com que o cliente 2.0 também entrasse em um processo de evolução.

Como dissemos anteriormente, a luta hoje em dia no universo do marketing e da propaganda é a de ser visto, entre um mar de informações. O consumidor está imerso nesse mar e, com tanta informação ao seu redor, não é mais o cliente que procura as empresas.

São as empresas que devem buscá-lo.

Afinal, para que o cliente possa encontrar sua empresa, ela deve se destacar entre tantas outras, criando uma responsabilidade de confiança e criação de conteúdo válido.

É a Web 3.0 e o consumidor em evolução, de cliente 2.0 para o 3.0, estando dessa vez no comando.

E é graças a internet que o jogo virou tão drasticamente. E nesse mundo hiperconectado em que nos encontramos, está em nossas mãos fazer dela um lugar confiável e responsável para os nossos clientes.

E você, o que acha desse cliente 2.0 em evolução? Vê a mudança da internet como algo positivo? Deixe um comentário aqui embaixo com a sua opinião!

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