Ideal para comunicação interna: vídeos

Que os vídeos são a preferência da maioria esmagadora, isso já sabemos. De acordo com o Google, o consumo de vídeos no Brasil teve um crescimento de 90%, e de acordo com o Hubspot, 87% dos profissionais de marketing os usam. Então por que não os utilizamos para a comunicação interna?

De fato muitas organizações ainda se comunicam internamente através de e-mails, ou em alguns casos, programas como Slack ou Discordia. Seja qual a plataforma usada, a grande maioria das empresas utilizam comunicação interna via texto.

Por várias razões o vídeo continua sendo negligenciado no meio profissional, como o fato de que muitas pessoas se sentem tímidas na frente da câmera, ou por acharem que o vídeo pode dar muito trabalho para ser feito.

Hoje em dia essa não é mais uma desculpa. Já falamos aqui sobre como deixar o seu vídeo institucional incrível, com dicas quentes de como gravar um vídeo é bastante fácil. Além do mais, tecnologias como o Vidyard GoVideo facilitam a vida de quem precisa se comunicar internamente.

O vídeo é a ferramenta do futuro e a seguir listamos o porquê.

Vídeo é muito mais efetivo

>O vídeo facilita e muito a comunicação. O que precisa ser dito é feito muito mais rapidamente. Se um colega precisa de ajuda com um software, por exemplo, uma comunicação visual é muito mais efetiva do que milhares de e-mails e capturas de tela.

Ao se comunicar com mais rapidez, isso também garante aos trabalhadores mais tempo para voltar aos seus afazeres sem interrupções e evita a sensação de que o tempo não está rendendo como deveria.

O vídeo dá milhares de novas possibilidades que o e-mail não dá. Para todas as áreas, desde finanças, marketing, vendas, atendimento ou produção, ele aproxima as pessoas sem que elas precisem se locomover ou mesmo sair dos seus assentos.

Além do mais, os vídeos podem ser usados para reuniões ou apresentações para a equipe, cortando o tempo gasto com slides, quadros ou avisos.

Vídeo é mais simples e mais eficiente

Uma pesquisa da Forrester sugere que um minuto de vídeo é equivalente a 1.8 milhão de palavras! A Dança dos Dragões, livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo, do autor G.R.R. Martin, contém 422.000 palavras. Dá pra ter uma boa noção, não é?

Se você fosse escrever todas essas palavras em um e-mail, levaria bastante tempo. Por isso o vídeo é muito mais eficiente, além de garantir uma conversa mais fluida e instantânea.

Não há a necessidade de aguardar a resposta do e-mail! O vídeo garante que a conversa seja mais rápida e fácil. Pode também gerar novas ideias, já que a troca é maior.

A conversa via texto é mais unilateral. Eu escrevo, espero, você escreve, espera. Com o vídeo isso não é mais verdade, fazendo com que a comunicação aconteça bilateralmente. Além do mais, em casos de vídeo-conferências, mais pessoas participam aumentando as chances de um resultado efetivo.

Vídeos são mais divertidos

O texto, por mais informal que seja redigido, sempre terá um tom mais sério. Quanto maior, mais sério parecerá.

Com os vídeos esse problema não acontece. De certa forma, a pessoa que está gravando acaba se divertindo, assim como quem o assiste. Se comunicar internamente com quem já temos certo nível de afinidade é ainda melhor.

Ao invés de se esforçarem para encontrar as palavras certas para colocar em seus e-mails, o vídeo cria um tom mais informal e ninguém vai se importar se alguém gaguejar um pouco. Afinal, a prática leva a perfeição.

Muitas pessoas se sentem tímidas na frente da câmera, especialmente se forem novas na instituição e ainda não conhecem seus colegas muito bem. Mas isso pode ser superado com algumas dicas.

Ainda que no começo o vídeo pareça um pouco intimidador, ele pode rapidamente conquistar todos os funcionários pela sua agilidade. Para que gastar um tempo absurdo escrevendo um e-mail gigantesco se posso comunicar isso mais facilmente em poucos minutos de vídeo?

Os vídeos engajam emocionalmente

Todos nós adoramos histórias. Elas nos causam diferentes emoções, tanto boas quanto ruins. Nunca ouviremos alguém dizer que não gosta de histórias. Um amigo contando uma piada em um bar, ou a mãe de um recém nascido espalhando a notícia do nascimento do seu filho…

Não importa realmente qual a história, mas elas cativam e influenciam, além de facilmente emocionarem.

Os vídeos facilitam o storytelling. Um vídeo com uma história bem contada faz com que dificilmente alguém o desligue, não importando o tamanho. Além da conexão emocional criada, o storytelling facilita a compreensão da mensagem.

Utilizando os vídeos para sua comunicação interna

Não é tarde para mudar a maneira com que a comunicação interna é feita na sua empresa. Alguns testes rápidos podem ser feitos, sem que nada seja perdido, afinal, os vídeos tem pouquíssimos gastos.

Com a tecnologia, a facilidade com que podemos transmitir um vídeo com poucos cabos e programas gratuitos é muito grande.

Não é necessário mais do que uma câmera, para que a sua comunicação interna seja aprimorada.

Além do mais, seus vídeos podem ser compartilhados facilmente, para que quem não os assistiu possa fazê-lo mais tarde. Os canais internos da empresa podem conter esses vídeos para que sejam assistidos até mesmo no smartphone do colaborador, facilitando seu acesso.

Viu como é fácil aprimorar a comunicação interna da sua empresa? Deixe um comentário aqui embaixo caso tiver alguma dúvida e não deixe de nos dar suas sugestões para outros textos.

Estamos sempre trabalhando para trazer o melhor do conteúdo para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *