Comunicar e cativar o cliente com vídeo para elevar as vendas

Ninguém tem tempo para ficar lendo longas descrições ou tentando entender como funciona o que você está vendendo. O cliente quer ver o produto em ação, quer saber como o serviço soluciona os problemas dele

Beleza, mas como investir em vídeo me ajuda a comunicar e cativar o cliente?

A resposta é muito simples e o Zuckerberg já até deu a letra: porque o vídeo gera momentos verdadeiramente espontâneos e pessoais. Se a palavra do cara do Vale do Silício não conta muito para você, saca só esses dados:

Por que é importante comunicar e cativar o cliente por meio do vídeo?

First things first. Usar vídeos em sua estratégia de comunicação com os clientes pode impactar positivamente as receitas da sua empresa.

Colocar um vídeo sobre o seu produto ou serviço em uma landing page, por exemplo, pode aumentar as conversões em 80%.

Ao ver como o produto funciona e suas diferentes aplicações, o cliente sente em primeira mão como o que você vende irá ajudá-lo e isso fortalece a credibilidade em torno da marca.

90% das pessoas entrevistadas dizem que vídeos sobre o produto são de grande incentivo para o processo de compra.

Numa época em que mais de 500 milhões de horas de vídeos são vistas diariamente no Youtube, é importante refletir como se destacar e conquistar a atenção dos seus clientes.

Crie uma buyer persona e leve suas vendas às alturas

Vamos ser sinceros… Toda empresa precisa alcançar resultados para continuar funcionando. Seja grana no bolso ou seguidores no Instagram, esses números dependem da interação do cliente com a marca.

As estratégias de marketing podem até dar um gás na sua presença digital, mas se você tirar o elemento humano da equação, nada vai funcionar bem.

Para ter uma relação mais próxima é preciso ter empatia e se colocar na pele do cliente. Compreender quais são as dores, as alegrias e os pontos sensíveis deles. E, é claro, desvendar qual o problema que você pode resolver ou a sensação que você pode dar a eles.

E aí que muitas marcas erram a mão e acabam generalizando o público-alvo.

Cada pessoa possui suas particularidades e por mais que se encaixe em algum grupo, dificilmente isso unifica todos seus potenciais consumidores.

A não ser em casos extremamente específicos, uma pessoa fora da sua buyer persona também possui potencial de se interessar pelo seu produto ou serviço e, eventualmente, se tornar um consumidor fiel.

É muito mais fácil impactar e cativar o cliente a partir da criação de uma persona. Com ela é possível mensurar os desejos, anseios, necessidades e traços dos seus clientes, tornando qualquer plano de marketing ou comunicação muito mais assertivo e direcionado.

Investir em conteúdo em vídeo para engajar seu público

O vídeo faz com que sua mensagem chegue às pessoas certas com uma linguagem personalizada e acessível.

Além de ser um formato que permite transmitir bastante informação em pouco tempo, também é um jeito eficaz de fazê-las interagir com a sua marca sem forçar a barra.

sso sem dúvida te ajuda a melhorar o seu retorno sobre o investimento e levar suas vendas às alturas. Afinal, fica muito mais simples ser assertivo na comunicação e cativar o cliente.

Não é à toa que grandes players do mercado já estão investindo pesado na produção de conteúdo em vídeo para suas redes.

Segundo o The Wall Street Journal, o Facebook está disposto a investir até 1 bilhão de dólares na criação de programas originais em vídeo para a plataforma.

Já o Twitter quer algo mais ambicioso: transmissão em vídeo ao vivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Mas conquistar a atenção dos usuários é o verdadeiro desafio… Somos bombardeados com informações desde a hora que acordamos e é realmente difícil, senão impossível, lembrar de tudo aquilo que vemos.

Daí a importância do outro ponto-chave do conteúdo em vídeo: originalidade.

Apostar na originalidade para comunicar sua mensagem

De nada adianta ter AQUELE diferencial em relação ao seu concorrente, se os consumidores não se interessam pela sua marca. E, cá entre nós, ninguém mais aguenta ver a mesma coisa praticamente todos os dias.

Tem alguma coisa mais social que a linguagem e mais íntima que o vídeo na era digital? Dificilmente. Por isso é fundamental buscar inovação na forma como você se comunica com seus clientes.

Seja para mostrar resultados, apresentar o produto ou serviço da empresa, é importante que este conteúdo seja permeado por um storytelling bem feito.

A originalidade não para por aí, viu? A história pode ser super criativa, mas se escolher o canal errado para contá-la, já era. Cada rede social tem um público e algoritmos particulares e os vídeos precisam ser feitos pensando nisso.

Faça sua lição de casa, descubra onde seu público está presente e entenda como potencializar sua mensagem por lá. Depois disso é só correr para o abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *