Controle de voz na pesquisa online

O controle de voz está cada vez mais presente nos eletrônicos que conhecemos. A cada novo celular, computador, aparelho de som, entre outros, que surge no mercado, uma pesquisa de voz melhorada vem junto com eles.

Até mesmo casas hoje em dia podem ser controladas por ferramentas como o Alexa, precisando apenas da voz para ligar a música, verificar o clima ou desligar as luzes.

Porém isso não precisa ser motivo de medo para os profissionais de marketing. As pesquisas feitas por controle de voz também geram resultados que dependem do SEO para serem exibidos.

Se o controle de voz realmente fez alguma coisa, é abrir maiores oportunidades para o marketing.

Como o controle de voz funciona em uma pesquisa?

O Google vem fazendo melhorias na sua pesquisa por voz já há algum tempo, principalmente na questão do ranqueamento dos resultados.

Uma das principais atualizações e melhorias foi o fato de o Google compreender melhor a consulta dos seus usuários.

Ao invés de gerar resultados baseados nas palavras chaves ditas nas frases pesquisadas, o Google passou a interpretar o contexto por trás das pesquisas.

Isso acontece porque quando digitamos uma pesquisa, temos o costume de escrever roboticamente, tentando buscar exatamente as palavras chaves que achamos relevante. Já em uma pesquisa por voz, fazemos uma pergunta, assim como faríamos no dia a dia com uma pessoa.

Por exemplo, se quisermos descobrir quais foram os melhores filmes de 2017, faríamos uma pesquisa mais ou menos assim:

Digitando: “melhores filmes 2017”
Por voz: “quais foram os melhores filmes de 2017?”

Assim, se o algoritmo do Google julgar que um site é mais relevante para a pergunta feita por voz, independente se tiver as palavras chaves ou não, ranqueará essa página para os primeiros resultados da pesquisa.

Com a tendência de a pesquisa por voz ter um grande crescimento nos próximos anos, é necessário que os profissionais de marketing se adaptem para que seus sites não fiquem para trás.

De fato, essas pesquisas por controle de voz não são maioria, mas já são 20%. Desde 2008, o crescimento das pesquisas por voz foi de 3400%! É esperado que, com o passar dos anos, esse número cresça ainda mais.

Como otimizar seu site para uma pesquisa por controle de voz?

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que você pode usar para cadastrar os dados do seu negócio, como o endereço, telefone, horário de funcionamento e adicionar algumas imagens, caso queira.

Isso é importante porque a localização tem muito contexto para pesquisas por voz, por isso ter um cadastro atualizado da sua empresa no Google Meu Negócio pode ajudar seu site a ser melhor ranqueado em uma pesquisa.

Perguntas Frequentes

Como vimos, as pesquisas por voz tendem a ser menos robóticas e, por isso, costumam serem feitas em forma de perguntas.

Ao pensar na sua palavra chave, é uma boa ideia escolher aquelas perguntas frequentes que aparecem com relação à sua empresa. Para descobrir quais são, você pode fazer algumas coisas:

  • Conversar com os seus representantes de vendas e atendimento e pedir quais são as perguntas que eles mais recebem.
  • Verificar no Google Search Console quais as palavras chave feitas em tom de pergunta que mais trazem tráfego para o seu site.
  • Você pode utilizar o site Answer The Public para descobrir quais são as perguntas mais pesquisadas na sua área.

Ao descobrir quais são as perguntas frequentes, é mais fácil criar conteúdo com essas palavras chaves em mente.

Controle de voz: amigo ou inimigo?

O controle de voz pode realmente parecer um pouco assustador no início. Mas se soubermos como utilizá-lo, será nada mais do que mais uma forma de conseguir tráfego e leads para o seu site.

Afinal, não podemos evitar que as tecnologias avancem. O que podemos fazer é nos adaptar a elas.

E você, o que acha do controle de voz para a pesquisa de marketing? Está preparado para mais essa mudança? Conte para a gente nos comentários!

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