O que é um diretor de fotografia?

O diretor de fotografia, ou o D.F., é o técnico de cinema e vídeo responsável pelas imagens de um certo produto audiovisual. É ele quem supervisiona toda a equipe de filmagem ou gravação, por isso essa é uma função muito importante na produção de um filme.

A produção de um filme jamais poderá ser feita sozinha. Ainda que o diretor comande tudo que acontece, ele precisa de pessoas que possam auxiliá-lo em diversas áreas, utilizando suas habilidades e talentos. Afinal, o filme é uma forma de arte colaborativa. Basta ler os créditos de produção de um filme para perceber a quantidade de profissionais envolvidos.

Para que possa dar forma à estética visual de um filme, o D.F. deve ter um vasto conhecimento de câmeras, composição, iluminação e história do cinema.

É o diretor de fotografia o responsável pela forma com que o roteiro será adaptado para a linguagem cinematográfica, registrada em filme ou vídeo. Grande parte dessa produção é realizada conforme suas orientações, para manter a qualidade e um padrão técnico.

>O diretor de fotografia caminha lado a lado com o diretor de arte e o diretor, trabalhando em conjunto para conseguirem alcançar o objetivo maior determinado pelo diretor.

Entenda melhor como é o trabalho de um diretor de fotografia:

A pré-produção

Um diretor de fotografia muitas vezes faz parte de um projeto por recomendação de um diretor. É comum que muitos diretores trabalhem com os mesmos diretores de fotografia por décadas. É o caso de Wally Pfister, que trabalhou em 7 filmes com o diretor Christopher Nolan e Janusz Kaminski, trabalhando em 16 filmes do diretor Steven Spielberg.

O D.F. é necessário logo no início do processo de produção, já que ele é fundamental nas tomadas de decisão quanto à interpretação do roteiro e de tom e estilo cinematográfico.

Assim que essas decisões forem tomadas, é a hora que o diretor de fotografia trabalhará para montar suas equipes para câmeras e iluminação.

Storyboard

O storyboard é uma sequência de desenhos, normalmente com direções e diálogos, para representar as cenas planejadas para um filme ou vídeo. Ele é a representação gráfica de como o vídeo se revelará, cena por cena.

Nem sempre o diretor de fotografia fará os desenhos à mão, mas ele deve ainda assim examinar meticulosamente o roteiro do filme para assim criar representações visuais para cada cena em específico.

De fato, em casos de grandes produções com um alto orçamento, como O Senhor dos Anéis, é comum que existam um time de artistas que trabalham incansavelmente para criar storyboards incríveis para servir de inspiração para a equipe de filmagem.

storyboard

Além dos desenhos, os storyboards frequentemente possuem informações importantes sobre a utilização das câmeras, como as lentes, as preferências de estabilização e os diagramas de iluminação.

Câmeras

Uma grande decisão a ser tomada pelo diretor de fotografia logo no início da pré-produção é entre o digital e o filme, dependendo da aparência que foi decidida para a arte. É responsabilidade do D.F. definir o uso das câmeras e lentes para as várias cenas, para que o filme mantenha um estilo uniforme.

Ele também deve escolher kits de lentes, filtros e refletores.

Iluminação

Sendo o responsável por todo o departamento de iluminação, o diretor de fotografia deve ditar como ele quer que cada cena seja iluminada.

As configurações de iluminação de um filme podem ser extremamente sofisticadas, com filtros de cores e conjuntos elaborados de refletores, ou simplesmente uma simples luminária chinesa.

Enquadramento

O enquadramento é uma das maiores responsabilidades de um diretor de fotografia. Juntamente da iluminação, o D.F. trabalha em conjunto com seu cinegrafista para enquadrar cada cena como ele achar melhor.

A composição de cena pode muitas vezes levar horas e requer uma grande atenção a detalhes.

Movimentos de câmera

Muitas cenas, além da iluminação e do enquadramento, também incorporam um nível de movimento da câmera para engajar o público.

Muitos movimentos básicos como o pan e o tilt podem ser combinados com zooms e pedestais. Isso requer uma equipe bem orquestrada para mover as luzes e acompanhar a visão da câmera.

Leia nosso artigo sobre movimentos de câmera para entender os termos usados!

Depois de todo esse processo de produção, o diretor de fotografia pode estar fortemente envolvido na pós-produção também. Ele normalmente não é voz para fazer cortes de narrativas, mas pode trabalhar em conjunto com coloristas e editores para desenvolver ainda mais o mise en scène.

Ainda que os diretores possam receber a maior parte da glória ou culpa pela recepção crítica do filme e os produtores recebam a maior parte dos lucros, o diretor de fotografia é muitas vezes o herói não reconhecido na produção de um filme.

Algumas coisas só podem ser expressadas e comunicadas a uma audiência visualmente – e é ela que pode causar uma impressão capaz de durar para sempre.

O que achou do papel importantíssimo do diretor de fotografia? Tem algo a adicionar ao nosso artigo? Deixe um comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *