A diferença entre um executivos e empreendedores

É comum que muitas pessoas acabem confundindo os dois termos, ou até mesmo não saibam a diferença entre executivos e empreendedores. A verdade é que as duas palavras são usadas comumente juntas, causando confusão.

Para muitos, tanto um empreendedor quanto um executivo são pessoas de negócios que fazem basicamente a mesma coisa.

Mas na realidade existe sim uma diferença entre os dois! Nós explicaremos a seguir.

O empreendedor

Para Flávio Pripas, diretor do Cubo Itaú, a diferença entre um empreendedor e executivo consiste resumidamente no tempo de existência de sua empresa e na estrutura dela.

Por exemplo, é muito comum que se escute pessoas oriundas de grandes empresas, ou empresas já estabelecidas, dizendo que são executivas mas que vão empreender. E isso, na verdade, faz bastante sentido.

O empreendedor é uma pessoa que inicia uma nova ideia e cria uma empresa praticamente do zero, sem qualquer estrutura ou pessoas com quem trabalhar. No início dessa empresa, ele será aquele que fará tudo ou quase tudo sozinho.

No início, ele será ambos: o empreendedor e o executivo da sua empresa.

O executivo

A partir do momento que um empreendedor começa a estruturar sua empresa e essas estruturas são bem-sucedidas, ele precisará de pessoas que possam ajudá-lo na gerência. Ele precisará criar diferentes áreas, como vendas, marketing, atendimento, etc.

Os executivos serão aqueles que irão gerenciar essas áreas. Assim, o próprio empreendedor vira também um executivo.

O executivo é aquele que executa as ações que algum empreendedor definiu como estratégia.

O papel de cada um

É importante definir que embora uma pessoa possa ser tanto um empreendedor quanto um executivo, o mais comum é que eles sejam duas pessoas diferentes e, portanto, possuam papéis diferentes.

O empreendedor

É papel do empreendedor alinhar todas as pessoas da empresa com a mesma visão, para que caminhem juntos buscando alcançar os objetivos determinados.

Para isso, é importante que o empreendedor e executivo estejam sempre em contato, e que o empreendedor seja transparente com os executivos para que saibam aquilo que ele espera deles e compartilhar os resultados alcançados.

O empreendedor é “o cara das ideias”. É dele que se espera que venham as ideias para melhorar a empresa em um momento difícil, por exemplo.

Para que os executivos e demais funcionários da empresa sintam-se motivados e acreditem verdadeiramente no potencial do produto ou ideia que vendem, o empreendedor deve sempre inspirá-los e engajá-los a trabalhar bem.

O executivo

O executivo até pode ser um sonhador, mas diferente do empreendedor, esse não é realmente o seu papel. Ele é um líder nato, responsável por uma ou mais pessoas dentro da empresa. Deve sempre estar alinhado com o empreendedor para poder repassar as informações corretamente para os demais trabalhadores.

O papel do executivo é preparar sucessores. Como um verdadeiro líder, é sua função doutriná-los e orientá-los. Para isso, é importante que entenda que não deve humilhá-los ao mostrar seus erros, tomando o cuidado de não fazer isso na frente dos outros funcionários.

A responsabilidade de quaisquer erros cometidos por sua equipe será sempre do executivo, que deve realinhá-los quando necessário.

Como pode-se perceber, ambos os papéis são extremamente importantes e cheios de responsabilidades diferentes, mas que trabalham em conjunto.

Uma empresa de sucesso sempre tem o empreendedor e executivo com objetivos em comum, bem alinhados e estruturados em suas equipes. Enquanto um sonha e tem grandes ideias, o outro as executa liderando as demais pessoas.

E você, é um executivo ou empreendedor? Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e que esse conteúdo tenha sido útil para você! Deixe um comentário aqui embaixo se tiver qualquer dúvida ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *