8 maneiras de ter feedback de seus clientes

Tão importante quanto a qualidade do seu produto, se não mais, é o seu atendimento ao cliente. Seja esse em uma loja física ou em um site, o seu cliente poderá gostar do atendimento e voltar mais vezes, ou nunca mais retornar ou fazer novas compras…

Com um bom atendimento seu produto pode até ser caro, mas seus clientes continuarão comprando. De fato, uma pesquisa mostrou que 8 em cada 10 clientes estão dispostos a pagar a mais por um produto se forem bem atendidos.

Considerando tudo isso, é importantíssimo que você receba feedback de seus clientes, para que possa entender o que está fazendo certo e no que pode melhorar. Ouvir seus consumidores é a melhor forma de aumentar as suas vendas e trazer novos clientes.

A seguir, listamos 8 maneiras de receber feedback de seus clientes.

1 – Crie uma pesquisa/avaliação

A ideia é simples. Após fazer uma compra, peça a seu cliente responder uma rápida avaliação dos serviços prestados.

Mas é importante fazer isso de uma maneira simples. Não crie uma lista imensa de perguntas, nem peça respostas por extenso. Uma boa maneira é dar opções numéricas, que com um clique do mouse são respondidas.

2 – Pergunte pessoalmente

Para empresas online, talvez essa não seja a melhor maneira de pedir feedback de seus clientes. Mas para aqueles que possuem um espaço físico é algo rápido e fácil de se fazer.

Depois de um consumidor ter terminado suas compras é o momento ideal para se aproximar dele e pedir por um pouco do seu tempo. Crie perguntas rápidas e fáceis de responder, para que você não acabe importunando seu cliente.

Outra dica importante é levar o cliente até um local mais privado para receber o feedback. Não é necessário levá-lo a um escritório, por exemplo, mas um local mais afastado dos seus trabalhadores e demais clientes.

Entregue algo para o cliente depois das perguntas, como um cupom de desconto. É uma maneira de agradecê-lo pelo seu tempo e é um incentivo para conseguir mais feedback de outros clientes.

3 – Adicione uma caixa de contato no seu site

Muitos sites possuem uma página de “Contate-nos”, porém nem todos disponibilizam uma caixa de comentários. Essa é uma ótima maneira de pedir feedback de seus clientes. Muitos se sentirão mais confortáveis em não precisar responder perguntas pessoalmente.

Uma boa ideia é também pedir que os usuários adicionem nome, telefone e e-mail, podendo utilizar esses dados para uma campanha de marketing mais tarde, porém nem todos os clientes podem se sentir confortáveis em compartilhar essas informações. Por isso dar a opção de um feedback anônimo é sempre útil.

4 – Reviews de sites de terceiros

Você queira ou não, sua empresa estará em sites como Google Local, Yelp, TripAdvisor, etc. Os comentários em sites que não são seus fogem do seu controle, mas não é por isso que você deve ignorá-los.

Na verdade, caso sua empresa receba muitos comentários em outros sites, fique sempre de olho neles. É possível que seus consumidores prefiram deixar seus comentários fora do seu site, de modo que esse é o único feedback que você vai ter. Aproveite-o!

5 – Vídeos ao vivo

Nesse artigo falamos um pouco sobre a importância do vídeo nos dias de hoje. Os vídeos ao vivo fazem parte de uma grande cadeia de vídeos surgindo nas redes sociais. Além de ser importante para trazer mais clientes, também é uma ótima forma de receber feedback.

As pessoas farão perguntas e comentários. Tente responder todos e demonstre interesse por aquilo que está sendo dito. Mas caso você não consiga responder todos os comentários, não se preocupe. Você sempre pode salvar seu vídeo ao vivo para assistí-lo mais tarde.

Aproveite esses comentários não respondidos para criar outros vídeos ou artigos. É uma ótima maneira de mostrar seu cuidado e preocupação com seus clientes e com a opinião deles.

6 – Grupos para feedback

Esse método de grupos não é muito utilizado, mas é um jeito criativo e inovador de conseguir feedback de seus clientes. Marque uma reunião com diferentes consumidores e então esteja aberto para ouvir o que eles tem a dizer.

Essas reuniões possivelmente demorarão mais do que uma simples pesquisa de opinião, por isso lembre-se de gratificar essas pessoas pelo seu tempo investido com um prêmio mais valioso.

Para isso, você pode entregar a eles cupons de desconto ou até mesmo cartões de presente de valores mais altos. Outra grande ideia é entregar a esses clientes um teste de um produto novo, dando a eles a chance de serem os primeiros a experimentar.

7 – Email de pesquisa

Já falamos aqui no blog sobre como fazer uma boa campanha de email e receber feedback através de um email é apenas mais uma maneira de fazer uma boa campanha. Assim como já explicamos no outro artigo, escreva emails pessoais e verdadeiros para que não acabe soando robótico e parecendo um spam.

Assim como as outras pesquisas, essa também deve ser sucinta. Faça perguntas rápidas como “Como você avaliaria a sua experiência na nossa empresa?” e então dê opções numéricas. Facilitar a experiência do usuário em uma pesquisa também é uma maneira de garantir um bom serviço de atendimento.

Porém é importante não forçar a barra. Se seu cliente não respondeu a pesquisa, você pode mandar um lembrete mais uma vez, mas não exagere. Como dissemos antes, evite parecer spam.

8 – Comentários em redes sociais

Talvez o mais fácil de todos, o feedback através das redes sociais nem precisa ser pedido. É normal que as pessoas quando não satisfeitas com um produto corram para a rede social da marca ou empresa para fazer uma reclamação.

Querendo ou não, o feedback virá. O que faz a diferença é como você responderá a essas questões. Não apenas agradeça os elogios feitos, mas tente resolver problemas que certos clientes possam ter passado.

Não leve os comentários negativos como algo ruim. Na verdade, uma pesquisa mostrou que apenas 1 de 26 clientes fazem uma reclamação. Isso significa que 25 desses clientes irão simplesmente ir embora e nunca mais fazer uma compra.

Por isso seja agradecido pelos comentários negativos também. Use-os para analisar seu produto e seu serviço de atendimento e estude o que pode ser melhorado. Assim, é possível que até mesmo clientes perdidos retornem para uma nova chance.

Esperamos ter ajudado com nossas dicas de como receber feedback de seus clientes. Deixe um comentário aqui embaixo com sua opinião ou sugestão!

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