10 Ideias de negócios do terceiro setor

Os negócios do terceiro setor são também conhecidos no inglês como “green business”, ou seja, negócios que são ecologicamente e ambientalmente responsáveis. É extremamente importante que nós nos preocupemos com o futuro do Brasil e do mundo.

A produção de plástico é ameaçadora para o planeta. Um estudo revelou que de toda a quantidade de plástico produzido no mundo, cerca de 8,3 bilhões, apenas 9% foi reciclado até hoje

Respondendo à BBC, Roland Geyer, especialista em ecologia industrial, disse: “Estamos caminhando rapidamente para um ‘Planeta de plástico’, e se não quisermos viver neste mundo teremos que repensar a maneira como usamos alguns materiais”.

É pensando na responsabilidade social e ecológica que nós seres humanos temos para com o nosso planeta, que trazemos essas 10 ideias de negócios do terceiro setor.

1 – Refil de tinta para impressão

Começar um negócio de refil de tintas para impressão, além de ser um negócio do terceiro setor, é altamente lucrativo. Você até pode se perguntar se isso é realmente ecologicamente sustentável, visto a quantidade de papel que é jogado fora todo ano.

Porém, ao reutilizar cartuchos de tinta, a quantidade de lixo não-biodegradável acumulando nos aterros sanitários é bem menor.

Além do mais, o papel ainda é importante e necessário no mundo dos negócios, mas embalagens vazias de tina não são.

2 – Publicações sobre sustentabilidade

Para todas as pessoas que adoram escrever, por que não unir o útil ao agradável? Ao escrever e publicar artigos sobre sustentabilidade, você automaticamente é apresentado ao mundo dos negócios do terceiro setor.

Ao falar sobre as verdades do mundo em que vivemos, você pode ajudar os consumidores e empresários a serem mais responsáveis com as suas ações.

3 – Finanças sustentáveis

A finança sustentável foca em apoiar negócios locais, projetos comunitários, principalmente aqueles com ênfase em agricultura sustentável e ecológica. As finanças sustentáveis também se preocupam em prover oportunidades educacionais, financiando ambientes artísticos que apoiam a ecologia local.

A grande preocupação da finança sustentável é a rentabilidade social. Ainda que o valor monetário também seja importante, o verdadeiro objetivo desse tipo de negócio é gerar valor para a comunidade local.

4 – Materiais de construção sustentáveis

No geral, materiais de construção não são muito sustentáveis. Porém algumas empresas hoje em dia oferecem materiais recicláveis para construção.

Com produtos eco-friendly, esses negócios do terceiro setor ajudam o nosso mundo ao fazer reciclagem de materiais para revenda. A Axion é uma dessas empresas, que recicla plástico para usos industriais de construção.

Ao prover materiais recicláveis ao invés dos comumente usados, como aço e concreto, a Axion já fez parceria com grandes empresas dos Estados Unidos, fornecendo materiais recicláveis para criar uma infraestrutura segura e sustentável.

5 – Bufê orgânico

Comida orgânica, além de ser muito mais gostosa, ainda apóia agricultores locais. Por isso esse é um dos melhores negócios do terceiro setor para quem gosta de cozinhar.

Ao criar um negócio de comida orgânica e natural, você atrairá muitas pessoas que apóiam uma vida mais saudável e também fará um bem para o meio ambiente.

Porém é sempre importante se lembrar de minimizar o impacto ambiental ao evitar plásticos, além de também evitar ao máximo o desperdício de resíduos alimentares.

6 – Salão de beleza eco-friendly

Hoje em dia muitas marcas de produtos de beleza estão se conscientizando, porém muitas ainda testam seus produtos em animais, utilizam plásticos e materiais não biodegradáveis, entre outros.

Ao entrar no mundo dos negócios do terceiro setor, você pode abrir um salão de beleza eco-friendly, utilizando produtos veganos e orgânicos.

7 – Produtos artesanais orgânicos

Cosméticos, sabonetes e produtos de limpeza, são apenas alguns exemplos de materiais para casa que podem ser feitos com matéria prima orgânica.

Uma boa ideia para começar é criar uma loja online, onde você pode vender seus produtos em maior quantidade.

8 – “Reciclagem” de móveis

Algo que é extremamente importante é a consciência da reutilização de materiais de móveis. Ao oferecer seus serviços de pintura, conserto e renovação, você aumenta a conscientização das pessoas ao seu redor quanto a “conserte, não jogue fora”.

9 – Canal do YouTube

Gravar vídeos, além de ter um custo baixo, é bastante fácil para se fazer e você pode ter um canal onde apresenta produtos de negócios do terceiro setor. Você também pode compartilhar dicas para reduzir lixos e economizar água, por exemplo.

Saiba mais sobre as tendências do vídeo marketing para ter mais ideias para o seu canal.

10 – Paisagismo sustentável

Apesar de ser um negócio para literalmente plantar flores e plantas, o paisagismo muitas vezes acaba não sendo muito sustentável ao utilizar altas quantidades de água.

Além do mais, com um paisagismo sustentável você pode estudar melhor o posicionamento das árvores para que assim o ambiente consiga utilizar menos energia e economizar água e outros recursos.

Com essas 10 ideias de negócios do terceiro setor, esperamos que você consiga iniciar uma empresa que seja lucrativa e sustentável, pelo bem do nosso planeta!

E você, que ideia achou a mais adequada para o seu negócio? Deixe um comentário aqui embaixo e nos conte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *