O que é PNL e como ela ajuda a sua empresa?

A Programação Neurolinguística (PNL) é um conjunto de técnicas de comunicação e desenvolvimento pessoal criada na Califórnia na década de 70. Assim, trabalha-se com os processos neurológicos (neuro), a linguagem (linguística) e os padrões comportamentais aprendidos através da experiência (programação). Assim podemos definir o que é PNL.

Esses processos podem ser alterados para atingir objetivo específicos na vida. A partir de como o cérebro percebe, codifica, organiza e armazena informações, obtemos experiências. Por isso, dependendo de cada contexto e circunstância, reagimos de forma diferente, dependendo das experiências pelas quais passamos.

Tudo o que passamos até agora, como capacidades, habilidades, atitudes, entre outros, passou por uma programação neurolinguística. Porém, tudo isso pode ser desaprendido, alterando comportamentos indesejados e intervindo sobre eles.

Assim, a PNL identifica nossos padrões e possibilita a mudança deles para encontrar novas formas de agir, pensar e obter resultados melhores.

Por isso, para definir exatamente o que é PNL, deve-se entender que o termo “neurolinguística” reconhece a conexão da linguagem com a neurologia, que controla o comportamento. Por isso damos diferentes respostas ao mundo externo, de acordo com as nossas experiências e linguagens, que disparam estados internos.

A Programação Neurolinguística pode ser aplicada em diversas áreas, como a Psicologia, educação, relacionamentos pessoais, e, claro, nos negócios.

A PNL nos negócios

Como já vimos o que é PNL, é possível entender como ela pode ajudar a sua empresa. A partir de experiências passadas vamos gravando imagens e respostas “automáticas” a certas ações.

Por isso a PNL pode auxiliar uma mudança de atitude e comportamento, podendo auxiliar a sua empresa, seus funcionários e você mesmo.

Pode ser utilizada para motivação, para resolver conflitos de personalidade, para coordenar encontros e desenvolver lideranças.

A partir do momento que é possível desenvolver lideranças, pode-se passar para frente o conhecimento da Programação Neurolinguística, auxiliando no crescimento da empresa como um todo, inclusive dos funcionários.

Quando se fala de atendimento ao cliente, por exemplo, a PNL pode ajudar e muito a sua empresa, assim como na comunicação assertiva, desenvolvimento de equipes de venda, marketing, entre outros.

Liderança

Utilizando a PNL, os líderes conseguirão ter maior sintonia com sua equipe através da forma com que se comunicam. A partir disso, poderão se comunicar melhor e fazer com que as pessoas ao seu redor fiquem mais à vontade e se sintam motivadas.

Confiança

As técnicas de PNL geram maior confiança para você e para sua equipe. A capacidade de comunicação de todos poderá ser melhorada, podendo identificar o que realmente importa de forma clara e assertiva.

A confiança na comunicação ajuda no domínio de emoções, a manter-se calmo e focado em todos os momentos, a manter a motivação mesmo com feedbacks negativos e a mudar comportamentos indesejados em si mesmo e na equipe.

Falar em público

Falar em público está entre os medos mais encontrados na maioria das pessoas. Apesar de ser comum, no entanto, ele pode ser controlado através da Programação Neurolinguística, ajudando a você e seus funcionários a falar com maior naturalidade e segurança.

E aí, entendeu o que é PNL e como ela pode ajudar a sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui embaixo com sua pergunta ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *