10 tendências de vídeo marketing

Como já falamos nesse texto, o consumo de vídeos no Brasil cresceu exorbitantemente nos últimos três anos. Faz parte de uma estratégia de marketing adaptar-se ao novo gosto do consumidor e entregar o que ele está pedindo.

Para que você compreenda melhor as tendências do vídeo marketing, separamos 10 delas abaixo:

1 – Vídeo antes do texto

Principalmente quando falamos de Facebook, os consumidores já manifestam a preferência pelos vídeos espontaneamente. Uma pesquisa do Buzzsumo mostra que conteúdos em vídeo geram mais engajamento do que aqueles com apenas textos ou imagens.

Por isso aposte nas gravações nas suas plataformas sociais.

2 – Vídeos ao vivo

As lives do Facebook costumam atrair muitos leads, não apenas aqueles que já acompanham seu trabalho, mas também novos potenciais clientes.

As pessoas gostam de se envolver com as empresas para fazer perguntas e entender melhor como elas funcionam. Responda as perguntas feitas e mostre interesse!

3 – Vídeos quadrados

Costumávamos pensar sempre em gravar vídeos na horizontal, mas como grande parte dos consumidores consome conteúdo pelos smartphones (outra ótima razão para tornar seu conteúdo mobile), é essencial que os produtores de conteúdo se adaptem a esse olhar vertical.

Vídeos quadrados se encaixam bem na tela do celular, além de também poderem ser compartilhados sem problemas para o Instagram.

4 – IGTV: A nova ferramenta do Instagram

Lançada no dia 20/06, a nova função do Instagram pode ser usada dentro do próprio aplicativo ou em outro baixado direto da PlayStore, e parece ter vindo para bater de frente com o YouTube e com a própria televisão.

Os vídeos podem ser de até uma hora, diferentes dos vídeos curtos do Stories. Como ainda é novidade, é uma ótima forma de engajar seus leads e trazê-los para as demais plataformas.

5 – Vídeos de aprendizado

Uma tendência que vem crescendo muito são os vídeos de aprendizado, chamados e-learning. Desde sempre uns dos vídeos mais assistidos no YouTube eram os de tutoriais, o que apenas comprova essa crescente procura.

Faça vídeos para explicar algo, ainda que já tenha isso escrito em texto. A maioria dos consumidores de blogs, especialmente em smartphones, dão preferência para conteúdo gravado.

Além do mais, uma ótima maneira de conseguir mais leads é oferecer um curso em formato de vídeo em troca de dados dos usuários.

6 – Vídeos pagos e patrocinados

Plataformas como Facebook e YouTube possuem ótimas maneiras de adicionar publicidade em troca do seu investimento. No entanto é preciso tomar cuidado: para que seu investimento tenha um bom retorno é necessário uma boa análise de campanha sempre.

7 – Webinars

Os webinars, assim como as lives e os vídeos de ensino, são uma maneira de engajar seu público de uma maneira simples. Eles podem ser ao vivo, gravados ou perpétuos.

Os webinars perpétuos são aqueles que acontecem em intervalos determinados, como semanalmente, diariamente, etc. Eles podem também ser programados com algumas ferramentas, tomando apenas o trabalho de gravá-los de antemão.

8 – Vídeos de agradecimento

Já ouviu falar das thank you pages? Essas páginas são criadas para mostrar ao lead que acabou de entregar seus dados em troca de algo, como um ebook, por exemplo.

Ao entregar uma thank you page, uma nova tendência é a de gravar um vídeo de agradecimento.

9 – Vídeos no mudo

Segundo uma pesquisa da Digiday, 85% dos vídeos no Facebook são assistidos sem som. Por isso é importante que seus vídeos sejam animados, de fácil entendimento ou até mesmo legendados.

Não perca a chance de um usuário ver o seu vídeo porque não podia ouví-lo no momento. Essa pessoa dificilmente correrá atrás do vídeo novamente para assistí-lo.

10 – Os vídeos estão por todo lugar

São poucas as redes sociais que não possuem vídeos, se é que existem. Os vídeos conquistaram seu espaço na Internet e cabe a nós, profissionais de marketing e conteúdo, entregar essa preferência mundial aos nossos consumidores.

Os vídeos estão ficando cada vez mais importantes no Facebook e Instagram, assim como no Twitter que possui até jornalistas livres que fazem matérias ao vivo.

Esperamos ter ajudado com essas 10 tendências do vídeo marketing. Deixe um comentário aqui embaixo se quiser saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *