Como produzir vídeo aulas?

As vídeo aulas, também chamadas de e-learning, são uma grande tendência do vídeo marketing. Elas são ótimas para gerar engajamento dos seus leitores, podendo também ser usados para conseguir os dados dos seus leads.

Para quem ainda está começando na área de produção de vídeos, pode ser um pouco confuso entender como fazer uma vídeo aula. Você pode talvez pensar que não tem nada para ensinar aos seus leitores, mas isso não é verdade.

De fato, quando trabalhamos com conteúdo, sempre temos algo a dizer. Afinal, como falamos no nosso artigo sobre marketing digital, seus leitores vem até você procurando por respostas. É sua responsabilidade entregar esse conteúdo da melhor forma possível.

Geralmente escrevemos artigos para entregar as respostas, porém eles podem ser feitos em vídeo. Na verdade, se possível, eles devem ser feitos em vídeo, já que 60% dos jovens adultos preferem assistir um vídeo do que ler um texto.

Por isso é imprescindível que você saiba como produzir uma vídeo aula de qualidade para seus consumidores.

Para isso, siga as nossas dicas:

1 – Se pergunte o porquê

Qual é a razão do seu vídeo? Quais perguntas você quer responder?

Se seu vídeo não tiver um objetivo por trás, é possível que seus espectadores não dêem muita atenção a ele. Por isso responda: por que fazer um vídeo? Qual o seu propósito? Alguns exemplos podem ser:

  • Demonstrar uma técnica física
  • Dar o resumo de uma unidade ou módulo
  • Aumentar o impacto emocional e engajamento

Não faça um vídeo só por fazer. Muito mais do que um texto, um vídeo tem que ser muito bem pensado. O que nos leva ao próximo passo.

2 – Crie um roteiro

Existe um conceito em inglês chamado ‘PPPPP’, que diz que Proper Planning Prevents Poor Performance. Em uma tradução literal, o PPPPP diz que um bom planejamento evita uma performance ruim.

Esse é um bom modelo para você levar ao pé da letra. Faça um planejamento antes. Se quiser, ensaie o que irá dizer antes de entrar na frente da câmera. Isso evita que você gagueje e fique enchendo o seu vídeo de titubeação.

Não é necessário memorizar tudo o que for fazer, mas planejar a sua vídeo aula de antemão irá poupar tempo precioso que poderia estar sendo usado para outras coisas. Como gravar mais vídeos, por exemplo.

3 – Invista em boas ferramentas

A chave para conseguir produzir uma vídeo aula de sucesso é usando boas ferramentas. Isso não quer dizer que você precisa investir rios de dinheiro em câmeras e microfones. Hoje em dia é possível gravar até mesmo com smartphones. Alguns até gravam em full HD.

Uma câmera boa, um microfone, um estabilizador e um software de edição são pré-requisitos. Pode parecer que não, mas as pessoas prestam muita atenção na qualidade dos vídeos e podem desistir de assistí-lo se ele estiver com uma imagem tremida ou som muito baixo.

Por isso siga algumas dicas:

  • Invista em um microfone de boa qualidade. Não é necessário gastar muito e a internet possui vários sites de venda em conta.
  • O software de edição pode custar um pouco na hora de desembolsar para comprá-lo, mas ele se pagará em longo prazo.
  • Estabilize a imagem da sua câmera com um tripé. Em últimos casos, até mesmo uma mesa ou um banco servem.

4 – Crie seu cenário

Quando falamos de vídeo aulas, o cenário é extremamente importante, pois um cenário colorido ou com muitos elementos podem distrair o espectador do que você está falando.

Tente se sentar na frente de uma parede de cor sólida e tome muito cuidado com a luminosidade. É necessário que a luz seja boa para que as pessoas possam enxergar com clareza, mas que não tenha muita luz contrária à câmera, como janelas.

Outra parte muito importante é que o ambiente não seja distrativo para você. Se possível, tente gravar várias vídeo aulas no mesmo dia. Isso facilita todo o processo para você e para o seu consumidor.

5 – Cuidado com o tempo

Ainda que o conteúdo seja extremamente interessante e relevante para alguém, essa pessoa pode desistir de assistir só por perceber que o vídeo é muito longo.

Cuidado com os extras. Quanto mais relevante seja o vídeo, mais garantia ele tem de que será assistido. Por isso se você ficar adicionando detalhes desnecessários, o vídeo ficará inevitavelmente mais longo e irrelevante.

É fundamental que você pesquise e planeje muito antes de gravar. Quanto mais na ponta da língua estiver o que você for falar e o roteiro que você vai seguir, mais fácil será de permanecer no tempo delimitado.

Algumas sugestões sobre o tamanho dos vídeos:

  • Os vídeo informativos devem ter entre 5 a 15 minutos, ou serem estruturados em uma série de pequenos vídeos.
  • As demonstrações de produtos podem variar de acordo com o quão complicado é para explicar um produto. Se você conseguir fazê-lo com menos de um minuto, perfeito! Se não, tente fazer o vídeo o mais simples e focado o possível.
  • Se você estiver gravando algo mais complexo, como uma entrevista, uma pesquisa, etc, tente fazer isso da maneira mais autêntica que conseguir. Mas cuidado para não deixar o vídeo longo demais. Um tempo bom é entre 7 a 10 minutos para a maioria dos casos.

A chave para uma vídeo aula de qualidade está nos detalhes. Quanto mais preparado você estiver, maior a probabilidade de sucesso!

E você, o que acha sobre as vídeo aulas? Acha que está preparado para utilizar essa incrível ferramenta do marketing digital? Deixe um comentário pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *