Vídeo Manifesto

Não há dúvidas que o universo da propaganda mudou. Com o avanço da tecnologia, diversas marcas viram a necessidade de se atualizar sobre suas convicções, não apenas para estarem de acordo com o perfil do consumidor, mas também para aproveitar a oportunidade de relançar sua marca com uma nova visão.

Ideologias retrógradas e tradicionalistas ainda permeiam tanto o mundo corporativo quanto as relações pessoais. Segundo uma pesquisa lançada pela Skol, cerca de 45% dos brasileiros convivem com preconceito.

Não é a toa que a Skol foi uma das muitas empresas que se renderam a um manifesto para mudar a imagem que já havia frisado como sua.

Com propagandas preconceituosas, a empresa já havia dado o que falar. Imagens que difamavam mulheres eram regulares.

Disposta a arcar com as consequências e mostrar sua nova atitude, a marca de uma das cervejas mais queridas do Brasil vem lançando campanhas diferentes e focadas em uma mudança de valores.

O que é um manifesto?

Um manifesto nada mais é que uma declaração pública feita por diversos motivos.

É comum que seja emitido depois de críticas, no caso de uma marca, ou para simplesmente deixar público a missão e intenção de uma empresa, por exemplo.

O mundo de hoje caminha, ainda que vagarosamente, para um lugar onde a diversidade seja respeitada.

Em uma sociedade como a nossa, não se manifestar é permanecer em uma zona de conforto.

Ainda que os manifestos mais formais sejam normalmente redigidos em forma de texto, diferentes marcas vêm utilizando da internet e principalmente das mídias sociais para se posicionarem de uma forma normalmente divertida e dinâmica, como o vídeo.

Selecionamos a seguir quatro vídeos manifestos que quebram tabus e discutem diferentes assuntos da atualidade:

1 – Skol

Buscando uma mudança de atitude e pensamento da campanha de anos atrás, “A cerveja que desce redondo”, a marca procurou uma evolução com o novo slogan, “Tá redondo, tá junto”.

2 – Avon

Para o lançamento de sua nova linha de lingeries que incluem mulheres de diferentes corpos e raças, a marca de cosméticos divulgou a campanha com a hashtag #IssoÉPraMim, prometendo igualdade e respeito.

Um grande avanço das modelos magras e brancas que eram maioria em suas revistas.

3 – Heineken

Com uma pegada engraçada e surpreendente, a Heineken se manifestou a favor do princípio de que mulheres podem gostar tanto de futebol quanto os homens.

Uma mudança radical do pensamento que propagavam a alguns anos atrás.

4 – Chevrolet

De posicionamento polêmico e quase político, a Chevrolet se impôs com a ideia de que as pessoas retomem as ruas da cidade, que sempre foram sua.

Lidando com opiniões contrárias

Ainda que o mundo se renove a cada dia e ideias que antigamente eram aceitas comecem a ser cada vez mais discutidas, igualmente há aqueles que continuam com convicções tradicionalistas e conservadoras.

Manifestar-se publicamente é se expor para receber críticas positivas e negativas. É necessário coragem para discutir mudanças.

Porém é sempre importante lembrar que falar é se posicionar. Mas não falar, também.

E aí, qual a sua opinião sobre os vídeos manifestos? Acha que as marcas que estão apostando nesse quesito estão fazendo bem? Manda um comentário!

Nós aqui da Monster acreditamos no poder de um vídeo para transformar a sua empresa. Marca um cafézinho com a gente, adoraríamos conversar com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *