5 Dicas imperdíveis para um vídeo marketing de sucesso

Para que você possa fazer um vídeo marketing de sucesso, é necessário que você entenda alguns detalhes importantes quanto ao vídeo marketing em si.

Nos últimos tempos, é comum que os “trending” vídeos sejam um alvo. E está tudo bem almejar um vídeo que consegue “quebrar a internet”. Desde que isso não seja o único motivo pelo qual você está fazendo um vídeo.

Os vídeos fazem parte da nossa vida. Segundo o Wordstream, os usuários retêm até 95% das informações em vídeo e apenas 10% em texto e, segundo a Hubspot, 1,5 hora é o período de tempo médio de vídeos assistidos diariamente.

Para fazer o seu vídeo se destacar no meio de tantos outros vídeos, é preciso que ele seja diferente. E você pode começar seguindo essas 5 dicas imperdíveis para um vídeo marketing de sucesso:

1 – Conte uma história, não faça uma venda

Há milhares de vídeos na internet de pessoas exagerando no vídeo marketing, criando vídeos e mais vídeos sobre seus produtos, falando sobre o quanto sua empresa é maravilhosa…

E isso não é exatamente um problema. Como falamos no nosso artigo sobre marketing digital, dependendo de em qual estágio do funil de vendas seu lead estiver, é possível que seja isso mesmo que ele está procurando.

Mas isso não quer dizer que as empresas devam focar apenas nisso. Para fazer diferente, foque na história e não na venda.

Lembre-se sempre: as mesmas regras do marketing de conteúdo escrito se aplicam ao marketing de vídeo! Crie conteúdo para todos os estágios do funil de vendas, de forma que você saiba como atrair diversos tipos de pessoas.

Nem todo mundo que assistir o seu vídeo vai querer comprar seu produto. Isso faz parte. A diferença vai ser no impacto positivo que você vai deixar na rede.

Ao contar uma história, aproveite ao máximo o apelo emotivo, como as necessidades e desejos dos seus consumidores.

2 – Crie os melhores 10 segundos da sua vida

De acordo com uma pesquisa da Visible Measures, 20% dos usuários fecharão o vídeo em dez segundos ou menos. Isso significa que o seu vídeo deve criar um grande impacto nos primeiros dez segundos, para que você não perca seus espectadores.

Pense na publicidade do YouTube. Qual foi a última vez que você assistiu uma propaganda até o final, sem clicar para pular após os 5 segundos? Com certeza foi uma propaganda capaz de engajar, te fazer rir e criar a curiosidade de assistir até o final, tudo em 5 segundos ou menos.

Por isso saiba que é possível! Vá direto ao assunto e crie expectativas desde o início, de preferência nos primeiros 5 a 10 segundos.

Você deve despertar a curiosidade do público ao fazer perguntas e usando teasers para prender a atenção imediatamente. Para fazer um vídeo marketing de sucesso, seu vídeo deve rapidamente responder a pergunta “por que devo assistir?”.

Ao responder ao público que esse vídeo os fará rir, vai inspirá-los ou ensiná-los algo novo, você rapidamente responde a pergunta e garante uma taxa de desistência muito menor.

3 – Por que tão sério?

Dharmesh Shah, fundador e CTO da Hubspot, explica: “A pior coisa que você pode fazer é é um vídeo completamente chato. Vídeos que são cheios de bajulação do seu próprio marketing não viram tendência.”

O que o seu público quer então? Eles querem rir, querem se divertir e se distrair naqueles poucos minutos que assistirão o seu vídeo e poderão esquecer um pouco das suas realidades.

E a Hubspot leva isso bastante a sério. Basta assistir os seus vídeos (e observar o seu sucesso!) para perceber como isso realmente funciona.

Isso também pode ser feito com um público B2B! O público da Hubspot é basicamente B2B, mas isso não impede que eles façam vídeos divertidos. Algo muito importante que podemos aprender com o seu sucesso é: correr riscos.

Veja como a Dove conseguiu criar um vídeo marketing de sucesso com o bom humor:

4 – Otimize!

Os passos seguintes depois de efetivamente fazer o vídeo, é otimizá-lo. Para fazer um vídeo marketing de sucesso, ele precisa primeiramente ser encontrado pelo seu público! Afinal, você quer que ele seja assistido, certo?

Por isso lembre-se das nossas dicas sobre SEO. Elas também valem para os vídeos e não somente para conteúdo em texto.

Para otimizar o seu vídeo, a primeira coisa que você deve fazer é postá-lo no seu próprio domínio. Também é importante ativar a incorporação no seu vídeo, pois isso ajudará você a aumentar a probabilidade de receber links de inbound marketing.

Quando se trata de SEO, as descrições são tudo! Elas permitem a aranha de pesquisa do Google a ver o sentido do seu vídeo e entendam o que o conteúdo envolve. Portanto, garanta que seus vídeos sejam marcados com palavras-chave relevantes e tenha descrições bem explicadas e títulos incríveis!

E preencha qualquer caixinha que o Google oferecer. Ele precisa delas preenchidas para que você possa ser otimizado.

5 – Ensine e valide a sua palavra

Uma estatística muito importante a ser considerada é a de que 95% da sua audiência aprende visualmente. Por isso as >vídeo-aulas têm grande importância para um vídeo marketing de sucesso.

Você pode ensinar os seus clientes como utilizar o seu produto ou serviço e dar dicas úteis de como tirar maior proveito dele. Ou você pode criar um webinar para mostrar o seu conhecimento do setor, com dicas de marketing, indústria ou posicionamento da marca.

Com esse tipo de vídeo, você engaja a sua audiência, aumenta o interesse dos seus leads e ainda consegue coletar ainda mais leads no processo.

Além disso, o vídeo funciona como uma prova social para o seu produto ou serviço. De acordo com a WebDam, os depoimentos de clientes tem uma maior eficácia para o marketing de conteúdo, chegando a 89%.

Concentre-se na história do seu cliente e em tudo que ele alcançou com o seu produto ou serviço. Segundo um modelo de perguntas da Copyblogger, essas são as 6 perguntas interessantes para você fazer ao pedir o depoimento de um cliente:

  1. Qual o obstáculo que teria impedido você de comprar este produto?
  2. Que resultado você obteve depois de comprar esse produto?
  3. Que característica específica você mais gostou nesse produto?
  4. Quais outros três benefícios deste produto?
  5. Você recomendaria esse produto? Se sim, por que?
  6. Há mais alguma coisa que você gostaria de adicionar?

Esperamos que com essas 5 dicas, você consiga fazer um vídeo marketing de sucesso capaz de alavancar a sua empresa! Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Deixe um comentário aqui embaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *