Como criar um bom Webinar?

Você já ouviu falar do webinar? É provável que você até já tenha participado de um em algum momento. Os webinars são uma grande ferramenta do marketing digital para alavancar a sua empresa online.

É importante que, ao fazer um webinar, você tenha em mente seus objetivos e saiba como entregar à sua audiência exatamente aquilo que ela espera.

Mas antes de mais nada, você sabe o que exatamente é um webinar?

Definindo webinar

O webinar nada mais é do que um seminário online. Se você já participou de alguma palestra, evento ou seminário, saiba que você pode fazer isso no conforto da sua casa através de um webinar!

Através de um vídeo, gravado ou ao vivo, o webinar é uma ótima forma de interagir com o seu público de forma instantânea, seja através do vídeo (no caso de ser ao vivo), ou por um chat.

Como sabemos, o vídeo é a preferência da maioria da população brasileira. Por isso o webinar tem grande importância para a sua empresa, pois garante que mais pessoas assistirão seu vídeo do que leriam um artigo, por exemplo.

Segundo dados apresentados pela PageWiz, 60% das pessoas, ao ver um vídeo em uma página, clicam primeiro nele antes de ler qualquer conteúdo de texto.

Com esses dados, você pode perceber a importância do webinar para a sua empresa. Há muitas formas de se fazer um webinar, sem contar diversos propósitos para se fazer um.

Propósitos para fazer um webinar

Como já falamos, os vídeos geram muito mais engajamento do que os textos. Por isso, o webinar pode servir de diferentes propósitos para o seu site e sua marca.

Você pode fazer um webinar para:

  • Atrair mais leads com um tema abrangente
  • Avançar os leads no funil de venda com um tema mais complexo
  • Demonstrar seu produto ao vivo
  • Gerar atração ao se comunicar com seus clientes

Entre muitos outros! Independente de qual o seu objetivo ao fazer um webinar, é importante que você saiba como fazer um de qualidade de modo que você consiga agradar sua audiência.

Webinar ao vivo x webinar gravado

Os webinars podem ser feitos tanto ao vivo quanto gravados, mas é fundamental que você entenda que, justamente por serem feitos de forma diferente, geram resultados diferentes.

Webinar ao vivo

O webinar ao vivo é gravado e transmitido ao mesmo tempo. A vantagem desse método é que você consegue avaliar a resposta do público conforme ele vai acontecendo. Porém, se quiser analisar os dados mais tarde, isso também é possível ao salvar o vídeo e analisar a transmissão.

Para fazer um webinar ao vivo, é preciso que você tenha um ambiente preparado, conforme vimos no nosso artigo sobre como deixar seu vídeo institucional incrível. Lembre-se sempre de ajustar a iluminação e o som para que seu vídeo não seja prejudicado.

A parte da gravação não é complicada, desde que você tenha uma boa plataforma de transmissão em mãos.

Para isso, é possível utilizar o YouTube Live, Webinar Center, Webinar Jam, RD Station Marketing, entre outros.

O YouTube pode até ser um dos mais fáceis a serem usados, porém ele tem um contratempo que pode causar muito dano: a competição. Ao assistir um vídeo ao vivo no YouTube, ele terá uma lista de sugestões de vídeos ao lado do seu, o que pode atrair a atenção do visitante para fora do seu webinar.

Para contornar essa situação, uma das melhores formas de manter a atenção dos seus espectadores no seu vídeo é utilizando o seu próprio site. Isso também facilita o uso dos calls-to-action, podendo ser usado na sua estratégia de marketing para conseguir mais leads.

Se quiser saber mais sobre leads, funil de vendas e call-to-actions, acesse nosso artigo sobre marketing digital e saiba tudo sobre esses termos!

Webinar gravado

Nem todas as pessoas se sentem confortáveis para falar ao vivo. Ainda que seja uma ótima oportunidade que pode ser muito bem aproveitada, os webinars gravados também geram bons resultados.

A vantagem desse método é da liberdade para errar. Se você gaguejar, se confundir ou até mesmo ter uma crise de riso no meio do vídeo, não tem problema! Você pode começar do zero e ninguém precisa ficar sabendo.

Além do mais, o webinar gravado pode ser editado, deixando-o com a cara da sua empresa! Você pode cortar pausas muito longas, adicionar legendas, fazer uma introdução com motion graphics, etc.

Depois de gravá-lo, basta publicá-lo em alguma plataforma de vídeo, como o YouTube, diretamente na sua página do Facebook e adicioná-lo ao seu site.

Seja para gerar ou nutrir seus leads, o webinar é uma ótima ferramenta para trazer seus clientes mais perto e dar um ar pessoal para a sua empresa.

Dicas para criar um bom webinar

É importante lembrar que apesar de um seminário ou palestra poder durar horas, um webinar não pode ir tão além. A atenção do seu espectador é frágil e, com tanta informação ao seu redor, ele pode facilmente pular para outro vídeo se a explicação não vier rapidamente.

Por isso é necessário que você tenha o conteúdo a ser dito na ponta da língua, para que não precise ficar consultando suas anotações e, dessa forma, deixando o vídeo mais longo.

E por falar em anotações, se achar que precisa delas, tente fazê-las com tópicos, para que não precise ler no meio do seu webinar.

Você pode sempre utilizar slides, gráficos, quadros e textos no seu webinar, desde que eles também sejam feitos em tópicos. Além do mais, caso você use algum vídeo ou slides, você pode fornecê-los ao final do webinar.

Essa é também uma ótima forma de conseguir o contato das pessoas que viram seu webinar, ao pedir para que respondam um formulário para, em troca, receberem o seu material.

Uma grande ferramenta do marketing digital

Assim como os vídeos, blog posts, infográficos, etc, o webinar pode e deve ser usado como uma ferramenta do marketing digital. Com a atração gerada, seus leads estarão mais propensos a avançar no seu site, seja consumindo mais conteúdo ou se preparando para a compra.

Por isso você pode criar diferentes webinars para diferentes audiências, dependendo de em qual estágio do funil de vendas elas estejam.

Uma apresentação do seu produto, por exemplo, é ideal para quem já está no fundo do funil e considerando a compra, enquanto que uma pessoa no topo do funil procura vídeos para uma curiosidade específica.

Utilize o webinar como uma estratégia de marketing da sua empresa e crie diferentes vídeos para suas personas. Os resultados impressionarão.

E você? Está preparado para criar um bom webinar? Não deixe de comentar se tiver alguma dúvida ou sugestão!

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